quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Facto incontornável

Os jogos que não vejo são aqueles de que mais gosto de falar. Pode-se dizer o que se quiser sem se ficar amarrado praticamente aos factos. Só não podemos contornar o único facto incontornável: o resultado.

Perdemos e isso não é bom. Tendo perdido, perdemos por dois a zero. É pior do que perder por um a zero ou por dois a um. Agora, também é melhor do que perder por três a zero, por exemplo. Ver este facto por vários ângulos de análise dá-nos uma perspetiva mais correta. Era possível pior. Logo, não foi mau.

O Wolfsburg é uma grande equipa. Deu uma abada ao Bayern há dias. Ora, se deu uma abada ao Bayer, supunha-se que nos desse uma abada ainda maior. Não deu. Resta-nos, em casa, fazer um resultado simpático que nos leve a sair desta aventura europeia de cabeça levantada, como se costuma dizer.

Estas competições europeias servem para ganhar umas coroas, a Liga Europa nem isso, e entreter a malta durante a semana (embora muitos de nós só tenhamos tempo para ver jogos ao fim-de-semana). Agora, têm o defeito de distrair os jogadores do essencial. O essencial é o Campeonato e a Taça de Portugal.

5 comentários:

  1. "O essencial é o Campeonato e a Taça de Portugal."

    Não querendo discordar muito do texto, para mim o essencial também é isto:
    - o Sporting não joga futebol;

    Já jogou. No Dragão, na Alemanha, em casa com o Schalke e Maribor, algumas 1as partes na Taça da Liga, com Setúbal, Estoril e, talvez, Braga. De resto...

    O rendimento e qualidade tem vindo a cair a pique. Não há um rasgo, uma finta, uma desmarcação, um remate, uma superioridade numérica, um lance em que se diga: "olha, futebol!".

    Cansa ver jogadores que não sabem fazer um passe com algum grau de dificuldade (Adrien), outros que acham que só por passarem o meio-campo já podem cruzar para área (Cedric e Jefferson), péssimos controlos de bola que estragam logo a jogada (Carrillo) e outros tão afastados do jogo e do colectivo (Nani).
    O Sporting esteve em campo na 1ª parte mas não jogou futebol. E não jogou porque o treinador acha que assim é que é. É cada um por si e muito pontapé para frente. E se isso não resulta com os Belenenses desta vida, imagine-se com alemães que até podem contratar jogadores de 30M. E os cantos? Por favor... Centros directos para área cheia de alemães com 1,9m?

    Para mim o resultado ainda deveria ter sido maior. Porque este resultado, da mesma maneira que tive de ler e ouvir que éramos candidatos à Liga Europa, agora vou ter de ler e ouvir que é possível virar a eliminatória. Não é. Assim, não é. E isso vai, como dizes caro Rui, "distrair os jogdores do essencial".

    O Sporting/Marco Silva tem de pensar bem o que está a fazer. Já cansa de Adriens, Tanakas e afins. Já cansa de fazer sempre as mesmas substituições a tarde e más horas. Há matéria-prima para mais, muito mais.

    Este Sporting, aquele que tem aparecido nos últimos tempos, não alcançará o essencial, "o Campeonato e a Taça de Portugal."

    E voltaremos à depressão de sempre, a nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      Não vi o jogo todo, mas do que vi e do que fui vendo nos últimos jogos, o futebol do Sporting está em regressão. Ganhámos vários jogos seguidos, mas sempre em dificuldade. O jogo contra a Académica foi um sinal de alarme.

      O Adrien no ano passado, jogou acima das suas possibilidades. Este ano acrescenta à falta de jeito uma capacidade física deficiente. Está sempre com falta de ar. Não gosto do André Martins, mas, blasfémias das blasfémias, é preferível vê-lo na posição do Adrien. Para mim, jogava o Wallyson.

      O Nani não pode. Depois da lesão, corre a medo. Não faz uma mudança de velocidade, um sprint. Tem medo de se lesionar. Está fora de forma.

      Sem o Slimani, o nosso ataque faz cócegas. O Montero não é ponta-de-lança. Com o Slimani a coisa ainda pode funcionar. Sozinho é um desastre. Nunca se desmarca para as costas da defesa. Não dá profundidade. Não disputa um lance. Não ganha uma bola de cabeça. Só tenta marcar golos com nota artística.
      As coisas estão a piorar. Agora, com o regresso do Slimani e o regresso à forma do Nani, também podem melhorar. Mas há, com efeitos, muitos ses.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Há, de facto, muitos "ses". Não há tempo para se esperar que melhore. A resposta terá de ser imediata, continuada e não esporádica.

      Aquilo que o Rui (não) vê em André Martins eu (não) vejo em Slimani. Mas numa coisa concordamos, é legítimo pedir que joguem no lugar de outros que não estão a corresponder.

      Um plantel precisa de se sentir motivado. Foi isso que trouxe sucesso exibicional na Taça da Liga. Os jogadores menos utilizados, em processo de crescimento, sentiram a oportunidade e muitos conseguiram aproveitá-la. Agora quando se vê que a Equipa joga mal mas mesmo assim continuam a jogar os mesmos... é fatal.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    Só vi a 2a parte. Ao contrário da (simpática) imprensa Portuguesa vi um Wolfsburgo superior ao Sporting - o que seria de esperar - e um Sporting atrevido e com posse de bola, mas sem capacidade para criar muitas situações de perigo - o que nós esperamos sempre que o Montero joga sozinho na frente. Seguindo a sua análise até diria que era possível bastante pior.

    Penso que a eliminatória está resolvida, mas estes Alemães, tal como os outros não são nenhuns papões. Nós é que fomos (somos?) uns meninos, tal como fomos na Champions.

    Apenas uma nota para a excelente exibição do Rui Patrício.

    SL

    ResponderEliminar