domingo, 18 de janeiro de 2015

“On fire”

Foi mais difícil do que o resultado deixa transparecer. O Rio Ave é uma boa equipa e sabe o que está a fazer em campo.

Na primeira parte tivemos muitas dificuldades em chegar à área do adversário. Sentiu-se a falta do Slimani. Dá outra profundidade ao jogo do Sporting. Obriga a defesa a recuar. Uma coisa é fazer os famosos apoios frontais à entrada da área. Outra bem diferente é andar sistematicamente, como faz o Montero, a recuar a meio do meio-campo para tabelar com os colegas. A defesa sobre com ele e os espaços entrelinhas, como agora se gosta de dizer, reduzem-se.

Marcámos de penalty. O penalty é evidente. Só não é evidente a favor do Sporting. Os comentadores não estão habituados e estranham. Os rapazes do Rio Ave tentaram chegar a roupa ao pelo do árbitro. O árbitro desfez-se em mesuras e limitou-se a uns amarelos. O que se chama um árbitro corajoso. Acabámos a sofrer um golo ridículo. Parecia um contra-ataque de um jogo de andebol.

Na segunda parte entrámos bem. Falhámos três ou quatro oportunidades de golo. Fizemos o dois a um e o três a um. O jogo parecia resolvido. Demos uma abébia e levámos o segundo golo. O jogo estava perigoso, muito perigoso. Precisava de entrar o Tanaka, sobretudo depois do Montero tentar marcar um golo de chapéu à entrada da área. O japonês está “on fire”. Quatro a dois e jogo arrumado.

Ganhámos e isso é sempre bom. Ganhámos apesar do André Martins. Já não tínhamos esta sensação há muito tempo. A defesa tremeu, sobretudo os laterais. Gostei do João Mário. Teve mais pilha do que estava à espera. O Nani foi decisivo. Temi o pior quando vi entrar o Mané. Os últimos jogos dele foram horríveis. Não esteve mal. O Tanaka é que está imparável. O William Carvalho está a voltar ao normal. Gostei do Ryan Gauld. Parece jogador, mas é preciso dar tempo ao tempo. Gostava de ter visto jogar o  Wallyson Mallmann. Parece-me um jogador mais maduro.

Só nos resta desejar que a crise continue por mais algum tempo. Desejavelmente até ao fim da época.

10 comentários:

  1. Pelos vistos o plantel sempre tem mais alguma profundidade, pelo menos a suficiente para garantir mais alguma rotação.

    Entre o André Martins e o Gauld só consigo ver a favor do português uma maior experiência.

    Gosto do Cédric da sua raça mas aqueles centros mata tudo. Incompreensível que persista neles jogo a pós jogo e que ninguém o corrija.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não quero parecer nem, muito menos, ser muito caustico com o André Martins. Mas, com ele, tenho sempre a sensação de estarmos a jogar com menos um.

      O Cédric mesmo a defender teve mais dificuldades do que o costume.

      SL

      Eliminar
  2. Vi nesta 2ª parte, os melhores 45 minutos de futebol nesta epoca futebolistica. Parecendo que não, ajuda muito o adversario tentar jogar á bola, e não se limitar a estacionar o tal autocarro de dois andares em frente da grande área.
    O Marco Silva também contribuiu para o espetaculo, com o resultado em 3-2, não quis, ou não foi capaz de abrandar o ritmo de jogo, correndo o risco de sofrer o golo do empate.
    Assim não foi, e aqui estou eu com um largo sorriso a recordar o golo do nosso herói japonês :-)

    SL e boa semana para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Sobretudo os primeiros 20-25 minutos foram excelentes. Depois do 3-2 trememos e o jogo ficou partido. Corremos riscos desnecessários.

      SL

      Eliminar
  3. O efeito da chicotada psicológica de Dezembro continua... foi bom termos despedido o treinador. Assim, já vamos na 8ª seguida sem tirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Que a chicotada psicológica dure até o fim da época. É o que desejo.

      SL

      Eliminar
  4. Revejo-me na (quase) totalidade do texto, excepto numa parte: André Martins.

    Não é dramático. Um de nós estará errado (ou não).

    Além da excelente vitória, também serviu para soltar o Rio Ave e o seu treinador. Afinal, parece que também se queixam dos jogos com o slb e porto. O timing das queixas é que não foi o ideal (o normal).
    Alvalade e Sporting geralmente constituem-se como bons divãs na análise psicológica destes pacientes amestrados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      A minha relação com o André Martins é um pouco irracional, reconheço. Estou quase somo o cão do Pavlov.

      Depois do gamanço das Antas, é preciso ter uma lata que não acaba o Pedro Martins acabar com aqueles queixumes. Não percebo é como não foi expulso nenhum jogador do Rio Ave.

      SL

      Eliminar
    2. É que o árbitro já está muito avançado no tempo e já está a colocar em prática uma Lei que FIFA e UEFA querem avançar:
      - penalty não dá expulsão (aquilo que chamam a dupla penalização);

      Por isso, parece que há um período, após o assinalar de um penalty contra, em que se pode fazer tudo e não se é expulso. Temos de começar a aproveitar... (começo a ter umas ideias)

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Creio que deste jogo fica o excelente início de 2a parte e a ideia que, tal como no primeiro jogo da época, continuamos a não saber "congelar" o jogo. É algo que precisamos urgentemente de trabalhar.

    Quanto aos jogadores, o André Martins continua a ser compreendido apenas pelo Freitas Lobo, o Nani é melhor que os outros todos mesmo quando joga mal, o Tanaka é o maior e o Gauld foi divertido. Quanto ao William, espero que o deixem a lateralizar jogo por Alvalade por muitos anos...

    SL

    ResponderEliminar