sábado, 3 de janeiro de 2015

A aprender

O que mais impressionou neste jogo com o Estoril foi a forma como se defendeu. O Estoril, que é uma boa equipa, praticamente não teve uma oportunidade de golo. O Marco Silva e a equipa parecem estar a aprender.

O William Carvalho deixou as correrias e passou a estar onde deve estar: na cobertura da zona central, descaindo mais para um lado ou para outro, em função da forma como o adversário vai conduzindo o jogo. Ainda não foi o William Carvalho da época passada. Uma ou outra perda de bola e um ou outro passe falhado, compensados por duas ou três grandes recuperações de bola e um passe para o Carrillo absolutamente extraordinário.

Mas o mérito vai para a equipa toda e, sobretudo, para o Marco Silva. O Estoril estava bem estudado, em particular a saída da bola e a construção de jogo. A pressão alta foi tão bem feita que, na segunda parte, o Estoril praticamente não conseguiu ter a bola como queria e jogar como habitualmente. Acabaram encostados e à biqueirada para a frente.

Foram três, mas poderiam ter sido mais. Vamos sentir falta do Slimani. O segundo golo define-o. Recua para receber a bola e metê-la na lateral, arranca imediatamente para a área e para a receber no sítio certo e, com a convicção do costume, metê-la lá dentro. Tudo simples e com a intencionalidade do costume. Mérito também para o Jefferson.

Só o Mané não esteve ao nível dos restantes. Não foi por não tentar, por não se empenhar. Hoje não era o seu dia. O Marco Silva viu bem e substitui-o. Também não parece que a melhor posição para o Nani seja aquela com que iniciou o jogo. Partindo da lateral, torna-se muito mais perigoso e influente.

Não se pode dizer que tudo está bem quando acaba bem. Agora, as coisas estão como devem estar sempre. O Marco Silva será julgado, positiva ou negativamente, pelas suas opções e resultados; e não por qualquer teoria da conspiração. A Presidência do Sporting estará lá para isso e não qualquer adepto, por mais relevante que se considere.

1 comentário:

  1. Para estragar a noite.....Zé dos Tachos na SIC Notícias, às 23 horas

    ResponderEliminar