segunda-feira, 9 de junho de 2014

Paulo Bento forever

Vi o jogo contra o México. Isso diz muito forma entediada como passo os meus (tristes) dias. Não é que não tenha muito que fazer ou pensar. O futebol ainda constitui e melhor psicanálise que conheço.

O México esteve muito mais próximo de ganhar o jogo. Salvou-nos o Eduardo. O meio campo e a defesa foram um salve-se quem puder na segunda parte. O ataque fez cócegas.

O Paulo Bento tem aproveitado estes jogos de preparação para demonstrar que os cromos que selecionou fazem parte mesmo de um plano qualquer. Claro que nada disso é verdade. Tirando os catorze ou quinze do costume, os outros foram fazer número ou potenciar negócios.

Ficámos a saber que o Coentrão é alternativa para ao meio-campo. Sendo assim, então é que não se percebe por que razão não foi o Antunes. Afinal o que se devia explorar era a polivalência do Coentrão e não a do André Almeida, que, aliás, fez mais uma exibição de encher o olho … de poeira. Continuo na minha, a alternativa para o Moutinho ou o Meireles é o Adrien. O Coentrão é mais areia para os olhos também.

Não criámos uma verdadeira oportunidade de golo. O Éder é mau de uma determinada maneira. O Postiga é mau de outra. O Hugo Almeida é mau de todas as maneiras. Ninguém me tira a ideia que o melhor avançado ainda é o Bruno Alves, como se viu. Depois, ninguém percebe o que anda lá a fazer o Varela, quando se abdica do Quaresma ou do Danny.

Enfim, ficamos à espera da recuperação do Pepe e do Ronaldo. Se tudo correr bem, estes dois são capazes de resolver a fase de grupos. Se assim for, ganha o Paulo Bento outra vez.

4 comentários:

  1. Eu não sou muito de unanimismos, mas, mais uma vez, subscrevo. Até nas vírgulas e nos pontos! O PB é um ponto! E nós também...

    Abraço Leonino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Paulo Bento tudo o que faz só serve para justificar as opções que tomou quando da selecção dos jogadores. Estes jogos de preparação não servem para nada, a não ser de auto-justificação. No final, jogam os mesmo do costume e vamos rezando para que o Cristiano Ronaldo resolva.

      Enquanto o Cristiano Ronaldo vai resolvendo, o Paulo Bento vai tendo os contratos renovados. Mas o estúpido era o outro.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Nem mais.
    Quando, no fim, se chegar a uns 4ºs final e se perder com uma selecção favorita por margem mínima (geralmente nestas competições não há lugar a grandes desníveis entre equipas), vão todos aplaudir, falar em "missão cumprida", "orgulho" e muita "cabeça levantada". Quando podia ser muito melhor (em termos de resultados e exibições).

    No fundo, Bento não tem confiança em si mesmo. Se não fosse assim, não necessitaria dessa constante auto-justificação.

    O que podia ser isto:
    Patrício
    Pereira; Pepe; Carvalho; Coentrão;
    William
    Moutinho; Danny (ou Hugo Viana)
    Ronaldo; Nani;
    Postiga (Éder)

    Será isto:
    Eduardo
    Pereira; Pepe; Alves; Coentrão
    Veloso
    Moutinho; Meireles
    Ronaldo; Nani;
    Postiga

    Não parece existirem muitas diferenças (mas há!!) no 11. O pior está nos outros 5 a 6 jogadores que também terão de ser opção. Enquanto numa convocatória justa e coerente haveria estas opções: Veloso, Cédric, Adrien, Meireles, Quaresma, Bruno Alves ou José Fonte, na convocatória de Bento e Mendes as opções serão: Varela, Neto, Costa, Almeidas (sim, os 2), Rafa e Amorim.

    Mas tudo vai correr bem e o André Almeida já pode ser vendido a um fundo por 20 ou 30 milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A equipa que joga é a mesma que o Scollari colocava a jogar. De então para cá, não só o Paulo Bento não arranjou alternativas como foi, por capricho, eliminando algumas como o Ricardo Carvalho ou o Bosingwa.

      Com a equipa do costume, chegamos aos oitavos de final. Com sorte chegamos aos quartos e somos eliminados pela diferença mínima. Como sempre, não vamos jogar nada. Mas toda a gente vai dizer o que disse: dignificámos a camisola e por aí fora.

      Os que não são os do costume estão lá para fazer número ou para fazer negócios.

      Enfim, não há uma ideia. Não há ambição. Não se encontram alternativas. O treinador ainda aliena as poucas que tem (se, no meu trabalho, cada um que me aborrece o mandasse despedir, o despedido acabava por ser eu).

      SL

      Eliminar