quinta-feira, 11 de julho de 2013

O preço das promessas

Todos os anos se repete a história. Há sempre um jovem que promete ser o novo Cristiano Ronaldo. Há sempre a ameaça, mais ou menos velada, desse Cristiano Ronaldo acabar no Porto. Essa ameaça serve para fazer subir o preço da renovação.

A própria existência dessas histórias é reveladora de uma política desportiva errática. Com uma política coerente os problemas das renovações não se resolvem, evitam-se. A maior parte desses jogadores não passa de promessas. Não se paga por uma promessa o mesmo que se paga por uma certeza. Por uma promessa paga-se o potencial de valorização futura, deduzido, igualmente, dos erros de principiante.

 O Cristiano Ronaldo do Sporting estava a quilómetros de distância do Cristiano Ronaldo do Manchester United. O Manchester United pagou o preço do seu potencial, deduzido do custo de transformar esse potencial em realidade. Esse custo não foi pequeno. Foi o custo da incerteza (o potencial nem sempre se concretiza) e o custo da aprendizagem, que deu um ano de banco.

O Sporting é um clube formador. Está disposto a pagar os custos (de incerteza e de aprendizagem). Assim, o preço tem de vir deduzido desses custos. Do lado do jogador, falta considerar outros custos e benefícios. É preciso considerar o custo da mudança (a mudança envolve riscos) e o benefício de se jogar no clube que nos formou e ao qual nos orgulhamos de pertencer.

(Este posto foi escrito ontem, antes de conhecer os mais recentes desenvolvimentos da renovação do contrato do Bruma. Não sei se ficou - ou não - mais atual)

1 comentário:

  1. Pois, está tudo muito bem mas este, tal como o Figo, já marchou. O Ghilas nem tivemos hipóteses, nem com preferências. Do Djaló, ainda se aguardam os milhões de França. Do Varela não se aguarda nada. Do Moutinho, ainda vamos pagar para podermos não ter o Miguel Lopes. Sei que são erros que vem de trás, mas isso não melhora a minha azia. Agradeço que pelo menos segurem os que querem ficar e dignificar a camisola (onde julgo que já não se incluiu o LLori)
    Ab

    ResponderEliminar