terça-feira, 4 de setembro de 2012

João Benedito e a Imprensa

Ontem, o guarda-redes da equipa de futsal do Sporting teve um desabafo numa das redes sociais sobre a campanha de ridicularização geral de que o Sporting tem sido vítima:
«Estou a ver o dia seguinte e estou incrédulo sobre a exposição mediática que fazem do nosso Clube. Para mais, como se não bastassem os ataques dos inimigos, esta vem de quem tem por dever proteger. Enquanto os outros se unem em torno de um ideal, de um clube, ou, se quiserem, do tão apregoado amor, os nossos ex-dirigentes, ex-capitães, ex-jogadores, ex-qualquer coisa, decidem-se sempre pela via da qual advém mais protagonismo...a crítica negativa. Tenham juízo e se o quiserem dizer aproveitem os minutos nas assembleias. Juntos somos mais e melhores. Se não querem ajudar a construir, pelo menos não destruam!!!»

João Benedito não está errado. Assiste-se a uma constante crítica, muitas vezes sem fundamento, barata e gratuita de aspectos que são muitas vezes parte da cultura do clube.
Se Benfica e Porto gostam de denegrir o Sporting é natural, somos rivais e por isso é constante a humilhação de uns e outros nos meios de comunicação social. Mas parece que isto nem parte dos clubes rivais, a própria comunicação social faz questão de passar uma má imagem, como se fosse um clube quase esquecido. Ou, pior, simplesmente ignoram o que o Sporting já fez (e continua a fazer) pelo desporto nacional. Com isto não falamos apenas do futebol. Atletismo, canoagem, ténis de mesa, judo, o que quiserem.
Sei que isto pouca importância tem para a opinião pública. Mas não consigo conceber que o clube com mais medalhas olímpicas, com a segunda melhor formação do mundo, com dezoito títulos nacionais, que formou as duas bolas de ouro portuguesas, seja constantemente humilhado e esquecido pela imprensa viciada e interessada apenas nas vendas em massa. Até o Braga é mais aclamado. 
Hoje Miguel Sousa Tavares diz n'A Bola que existem dois grandes: o Benfica e o Porto. Um clube médio: o Braga, que tem por vezes de lutar com outro: O Sporting.

Sporting esse que é contratado por academias americanas, indianas, chinesas,etc. para gerir as suas escolas e desenvolver os seus jogadores. Este facto pouca relevância tem é verdade, mas prova apenas que essa acusação constante de má gestão não é vista em muitas partes do mundo que escolhem o Sporting como modelo. 
E num programa onde se falam de todos os clubes da liga faz-me rir também que toda a gente diga que as vendas de Hulk e Witsel foram "excelentes negócios", "brilhantes manobras", sendo que o Benfica arrisca assim os "excelentes" feitos desportivos e "excelentes" campanhas europeias. A discussão é apenas qual dos dois ficou com mais dinheiro, sabendo todos que o Porto sem Hulk consegue ser campeão mas um Benfica sem Witsel não tem meio campo.

Tão triste quanto tudo isto, é muitas vezes a crítica ao nosso clube partir de dentro, de ditos Sportinguistas que humilham o clube em praça pública sem a intenção de ajudar. Apenas querem reforçar o que é óbvio aos olhos de todos os adeptos, mas esses ainda assim apoiam a equipa sabem que não deixarão de ser deste enorme clube. A crítica sem sentido, que rebaixa e faz de nós comédia aos olhos dos rivais não pode existir. Nem dos dirigentes, nem dos jogadores, nem de adeptos

6 comentários:

  1. Concordo em absoluto Maria. Fazia-nos falta um "Bruno de Carvalho" num dos programas desportivos. Não o queria para presidente do clube mas como ele tem muita lábia tenho a certeza que seria perfeito nesses programas e conseguiria fazer calar os outros idiotas que tentam diminuir o SCP.

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao MST.." vozes de burro não chegam ao céu"...

    para salientar que as últimas grandes derrotas do FCP na taça e supertação foram frente ao Sporting...

    qtas medalhas olimpicas tem o Porto?

    ResponderEliminar
  3. Isso não é de agora e a culpa é nossa, como um todo! Enfim...

    http://adfoc.us/722751

    ResponderEliminar
  4. Cara Maria,

    O que faz os clubes grandes não são os comentadores. O que os faz grande são os seus adeptos, a sua história. O presente também conta, mas conta na exata medida em que se pode transformar em história também. Não vejo nada no Benfica de hoje que tenha tanto potencial em se transformar em história como o Sporting de hoje. Alguém acredita que dois ou três segundos lugares fazem história? Que a vitória por 3 a zero com o Nacional faz história?

    Só se sabe se o Sporting ainda é um grande clube hoje daqui a muitos anos. Tantos quantos são precisos para os outros clubes. O único que está um pouco fora disso é o Porto. O Porto tem dominado e de que maneira o futebol nacional no pós 25 de Abril. Mais, venceu três competições euorpeias. Isso, sim, fica para a história.

    SL

    ResponderEliminar
  5. A lógica matemática, mesmo que por vezes seja uma batata, serve pelo menos para responder a personagens de opereta como o MST, tanto mais que ele próprio, pela forma como trata as letras, também deve preferir os algarismos:

    «Para a IFFHS
    Sporting o melhor clube português
    Publicado ontem às 19:54, por Lusa

    Leões estão no 17º lugar da tabela mundial da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol. Benfica é 62º e o FC Porto 99º.
    O Barcelona continua a liderar a tabela mundial de clubes da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS), com o Sporting, em 17º, a ser o melhor classificado português.

    Na lista, que reflete a classificação desde setembro de 2011 até final de agosto, o Universidade do Chile é segundo classificado, enquanto o Real Madrid se mantém em terceiro lugar.

    Boca Juniores (Argentina) e Chelsea (Inglaterra) são os clubes que se seguem, em quarto e quinto lugar, respetivamente, tendo ambos subido duas posições, refletidas na tabela de agosto.

    A maior "escalada" registada entre os clubes portugueses foi a do Marítimo, que passou de 408º para 163º.

    O Benfica é 62º, tendo caído 27 lugares, seguido pelo FC Porto, no 99º posto (caiu oito lugares), e o Sporting de Braga encontra-se no 71º lugar, menos um que no mês anterior. »

    Pim!
    SL

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não vejo estes programas da treta e portanto vou falar do que não sei.

    Penso que seria interessante o Sporting pura e simplesmente pedir a todos os seus adeptos que não participem nestes programas, seja na rádio seja na TV. Seria uma forma de protesto contra o tratamento que é dado ao Sporting, contra o facto destes programas apenas denegrirem a imagem do desporto e penso que faria mais bem que mal à imagem do clube. Claro que existem sempre pára-quedistas que iam ceder ao dinheiro mas assim todos ficávamos a saber o que os leva a alinhar nestas coisas...

    João

    ResponderEliminar