segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Festa do Futebol

Hoje escrevo sobre um tema que não costumo escrever, principalmente porque tenho uma opinião muito bem formada  acerca deste, a Selecção Nacional.
Ontem assisti a tudo aquilo que se pede no Europeu, cafés cheios de bandeiras e garrafas de "mines", a malta a cantar o hino com uma lágrima no cantinho do olho (estilo Miguel Veloso) e os Holandeses (mais uma vez) a serem derrotados. Confesso que não sou fã da Laranja Mecânica, por isso ontem ainda estava mais feliz.
Agora, que passámos e ficámos sozinhos com os checos, já toda a gente acredita. E ainda bem, porque o português primeiro estranha (e gosta de anunciar bem alto este facto) e depois entranha. E com entranha significa que a partir de agora oa Marquês de Pombal estará sempre cheio e o telejornal cheio de declarações de pessoas que juram dar a vida pela Selecção. E assim é que se quer um Euro.
Depois existe sempre quem acuse a Selecção de "andar a gozar conosco", não jogam nada, etc. etc. Mas talvez não pensem que nenhum jogador, desses grandes clubes europeus, no seu perfeito estado de saúde mental irá para a competição europeia "fazer dinheiro". Isso seria uma ilusão tremenda para os pobres rapazes. Por outro lado, os passeios a cavalo e tudo isso, não passam de uma tentativa de aproximar a equipa com a população. E, por serem jogadores habituados a um ritmo competitivo alucinante não terão de treinar tantas horas para um competição de três semanas como para um campeonato de trinta jornadas.
Mas o que me faz realmente confusão e todo o escândalo à volta do dinheiro que os rapazes gastam lá pela Polónia, pelos vistos são 30 mil euros por dia.. Portanto, resumindo, o ordenado do Ronaldo por dia também. Dinheiro esse que a Galp e a Sagres caridosamente fazem questão de pagar. Nós agradecemos, porque início de Verão sem uma competição para a nossa Selecção não tem metade da piada.
O Euro é uma festa, porque na nossa cabeça aqueles onze indivíduos representam a alma dos outros 10 milhões, porque ali podemos ganhar a quem tem mais dinheiro, mais pessoas, melhores clubes, melhores jogadores, títulos de campeão europeu. Ali ser pequenino compensa.
Aproveitem a festa, vão ver a bola para a tasca com um benfiquista ou um portista ou um bracarense, nesses dias somos todos tugas e mais nada!
Quinta-feira vingamos 1996 e passamos às meias, onde eu espero por tudo encontrar Espanha!

Portugal Sempre!


1 comentário: