domingo, 20 de maio de 2012

Quebrar a espinha ao Sporting

Era preciso quebrar a espinha ao Sporting para que esta onda do Sá Pinto não se estenda para a próxima época. Só assim se compreende a nomeação do Paulo Baptista, árbitro que se recusou no início de época a arbitrar um jogo do Sporting, tendo sido, inclusivamente, penalizado por isso, e fez o trabalhinho que todos vimos no jogo contra o Paços de Ferreira. Não foi uma provocação esta nomeação. Foi uma tentativa consumada de assassinato de um Clube de Futebol.

Vimos de tudo. O golo da Académica é precedido de falta sobre o Polga. E não é uma falta qualquer: é simplesmente uma falta para amarelo. Depois, tudo foi permitido aos jogadores da Académica. Faltas e mais faltas sem amarelo, perdas de tempo durante o jogo todo. Todo o tipo de anti-jogo foi permitido.

Os comentadores estavam em êxtase. O Tadeia afirmava que o Sporting tinha entrado expectante mesmo antes de sofrer o golo (que, como se sabe, foi aos três minutos). Em nenhum momento, depois de inúmeras repetições, viram a falta sobre o Polga. Deram-se ao luxo de falar da falta de “fair play” dos jogadores do Sporting, por não devolverem uma bola, quando no lance do golo os jogadores da Académica viram muito bem o Polga no chão.

Agora, não perdemos só por culpa do árbitro. Contra equipa medíocres como a Académica, ainda para mais a ganhar, não basta jogar só com um ponta de lança. Nos últimos minutos, com o Onyewu no ataque, tivemos mais oportunidades que quase durante o resto do jogo. Enfim, passámos oitenta minutos a fazer cócegas no meio-campo.

Nem tudo é mau. Vi o João Paulo Barbosa de Melo, Presidente da Câmara de Coimbra, todo contente no camarote. Une-nos uma grande amizade dos tempos em que andávamos, com outros amigos, pela Direcção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional. Não podendo ficar contente por mim, fico contente por ele, que bem merece. 

13 comentários:

  1. só foi pena que ninguém com "peso" no Sporting tivesse falado sobre esta nomeação (só o dr Barroso disse algo).
    nestas alturas lembro-me sempre da frase de Paulo Bento: "temos que fazer vida difícil aos árbitros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Quando as coisas correm mal e os jogos estão equilibrados, os árbitros fazem a diferença. Este ainda foi enervando os jogadores do Sporting enquanto ia deixando à vontade os da Académica.

      Agora, também temos culpa. Era preciso outra atitude. Deviamos ter empurrado a Acdémica e não fomos capazes. Só no final quando metemos o Onyewu a ponta-de-lança.

      SL

      Eliminar
  2. colocada no sofá por uma imprevista virose, quando tinha bilhete para o Jamor, vi, claramente visto, que não foi pelo árbitro, todavia habilidoso, que o Sporting perdeu. Mas, como dizia o João da Ega, pela pena do Eça, esperemos que a sova nos regenere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Anónima,

      O Sporting também perdeu pelo árbitro. Não explica tudo, mas explica parte.

      Nem sempre as equipa jogam bem. É esse o equívoco dos adeptos. Só nos regeramos quando tivermos capacidade para não levermos com árbitros destes. Um destes não calhava ao Porto ou ao Benfica.

      SL

      Eliminar
  3. Meu caro Rui..

    Sou um leitor assíduo do teu (vosso) blog e por isso vou dizer isto, que acho que devo dizer.

    Não serei eu, nem mais ninguém a dar ordem para tal, mas acho que chega da conversa de sermos sempre as vítimas, seja dos comentadores, dos árbitros, do vento estar contra nós e de todas as outras conspirações.

    É verdade que o Sporting é "mal tratado", quer pela imprensa, quer pelos árbitros, concordo, mas esta conversa parece que já se tornou lema. Não podemos ir para cima dos outros sempre que nos corre mal. Vejo muita gente a fazê-lo e não acho correcto. Nós, hoje, perdemos por culpa própria, não foi por causa do Paulo Baptista, nem das nomeações. Para mim, no lance do golo da Académica, não vejo falta nenhuma. Vejo o Adrien tocar na bola primeiro e só depois é que atinge o Polga, naquele que acaba por ser um contacto inevitável, pois já os 2 iam lançados. É verdade que ele foi permissivo em algumas situações para com os jogadores da Académica e também é verdade que houve anti-jogo e que o árbitro devia ter uma mão mais firme, mas não podemos resumir o jogo a isso (eu sei que não resumiste só a isso, mas a quem lê o texto, fica mais com essa ideia)

    Demos 45 minutos de avanço, não finalizamos quando devíamos, tivemos a bola nos pés sem saber o que lhe fazer, tivemos jogadores sem vontade... enfim, tivemos tudo aquilo que uma equipa como o Sporting, numa final da taça e num jogo tão importante, não pode ter! Foi muito pouco para o que se exigia e nós, adeptos, temos que começar a exigir muito mais, principalmente desta direcção, que é mais uma direcção perdida, que só vai trazer mais do mesmo, por muito que se tenha esperanças no contrário.

    Esta é a minha mais modesta opinião, acho que precisamos de outra atitude, acho que em vez de "chorar", temos que fazer frente a quem não nos respeita e temos que deixar este discurso.

    SL e continua o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Antunes,

      Estou de acordo com quase tudo. Mas só quase. No lance do golo o jogador da Académica faz o carrinho com o pé à frente, fazendo jogo perigoso, e acerta violentamente no Polga. Por muito menos vi o Izamailov levar um vermelho directo, que só acertou na bola sem, em momento nenhum, acertar no adversário.

      Os árbitros fazem diferença. Pensar o contrário é ingenuidade. Ontem o árbitro fez a diferença, porque ñós não fizemos a diferença que devíamos. É nossa obrigação fazer a diferença. Não é obrigação do árbitro fazer qualquer diferença.

      SL

      Eliminar
  4. Pela primeira vez fiquei extremamente f, ok, aborrecido com o Sá, quer pela equipa que montou quer pelo tempo que demorou a fazer alterações. É certo que mudou jogadores, mas não mudou a atitude da equipa, e isso é o mais preocupante, num jogo em que os jogadores nem deveriam precisar de treinador para marcar dois ou três golos a uma equipazinha de caca. Quero lá saber se o golo foi precedido de falta, estávamos a jogar com a Académica e era um jogo de final. Como se admite a displicência que mostraram metade dos jogadores? Continuo a pensar que precisamos de um central e um ponta de lança, já nem adjectivo os que lá estão. Quando ao motor da equipa, não tenho certeza se o Martins poderá assumir o papel, mas o Cantinflas é vendê-lo a quem der mais e o Isma... que fazer com o Isma? E com o João Pereira, o Polga, o André Santos, o Elias?...
    Ainda bem que acabou a época!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão Prejudicado,

      Já somos dois. Mas temos que ver com lucidez. Nem sempre se joga bem. Ontem jogámos mal. Mas o golo é precedido de falta e grave.

      SL

      Eliminar
  5. Bem, caro amigo, quanto a espinhas, «antes quebrar que torcer» de resto, discordo.
    Na minha opinião não foi só a Académica que ganhou, por mérito ou demérito do árbitro, mesmo concordando com os "lapsos" que referiu, foi também o Sporting que não fez o suficiente por ganhar. Vendo as coisas pragmaticamente, não fez sequer o suficiente para empatar.
    Por mim, nem vale a pena estar aqui enumerar quem foi falhando mais, quem acertou menos, quem não deu o que tinha a dar, no fim... falharam todos.
    O Sporting não jogou aquilo que se lhe exigia.
    De resto, já começa a ser habitual irmos contribuindo para que os outros (hoje a Académica, outro dia o Bilbau) vão fazendo as suas pequenas histórias e efemérides à nossa custa. Para dar a volta a isto, muitas vezes, basta jogar melhor, ter mais vontade, ser melhor ou mais feliz que o adversário, o que não aconteceu nem hoje nem em Bilbau.
    Honra aos vencedores.
    Para a próxima época já estou à espera de perder o "campeonato das contratações" e o Torneio do Guadiana, o resto é para ganhar! Mas para isso teremos que jogar sempre muito melhor que os outros (mesmo que se saiba à partida que existem outras "variáveis" na equação). Se não o fizermos, tal como me parece que hoje não fizemos, mais vale mesmo dedicar-mo-nos à pesca, à caça ou à agricultura tal como propõe o Ministério da Educação.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      A ter que perder que seja com a Académica. Jogamos pouco, é um facto. Podiamos e deviamos ter jogado mais, é um facto também. Mas que houve árbitro, lá isso houve.

      Com outro árbitro, o resultado seria outro. Se tivessemos ganho, diriamos a mesma coisa?

      SL

      Eliminar
  6. O Sporting com a liderança que tem nunca será respeitado, nem pelos próprios adeptos quanto mais por entidades externas.

    Esforço, Dedicação, Devoção e Glória...

    Ás vezes dou comigo a pensar se não deveríamos refundar o clube!

    Format c:

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Monteiro,

    Como leitor assiduo mas não habitualmente participante não posso deixar de fazer este comentário. É verdade tudo o que diz sobre o arbitro. Desde o facto de ter sido nomeado depois de tudo o que aconteceu até aquele delicioso pormenor do amarelo ao GR por queimar tempo no periodo de descontos onde o seu efeito foi....queimar tempo, aquela arbitragem é mesmo uma arbitragem portuguesa, com certeza.

    Agora não lhe parece também que ontem houve suspensórios a mais e treinador a menos? Confesso-lhe que não fui fã ao principio mas em determinada fase (pós city) ainda acreditei...mas começo a pensar que temos um treinador para Novembro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Penso sinceramente que o Sporting devia, publicamente, dizer o que está à vista de todos: com Vítor Pereira não dá. Esta nomeação foi uma provocação. Uma possível estratégia para romper com esta situação? Talvez na próxima época podesse ser jogar de luto, não assumir a candidatura ao título e não investir um Euro em contratações. Existem muitos jogadores de qualidade emprestados e júniors que para lutar pelo terceiro lugar servem. Abatia a dívida do clube, investia para estar nos melhores da Europa no Andebol e Futsal, e seria o 'Ano Zero'.
    Esta política teria uma condição: a partir do momento em que estivesse uma pessoa que respeitasse o Sporting no Conselho de Arbitragem as coisas mudavam e o Sporting estaria de volta. Penso que isto não vai lá enquanto o Sporting não se der ao respeito... caso contrário, se nada mudar, é certo que em Setembro estamos com 3/4 jogos, um arbitrado pelo Baptista, outro pelo Paixão e talvez outro pelo Ferreira (estou indeciso entre este e o Gomes)... escusado será dizer que o campeonato estará perdido!

    ResponderEliminar