segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Olhanense não perdeu ou a razão porque o Rui Patrício é capaz de ser mesmo o melhor guarda-redes da Europa

Pedia-se ao Domingos que mudasse alguma coisa. Para melhor, de preferência. Mas sobretudo que mudasse. Ele assim fez. Mandou reanimar o Polga e, na falta do Elias e do Schaars, colocou dois matraquilhos no meio campo, o Carriço e o Renato Neto. Como ainda se podia confundir esta equipa com aquela que ganhou dez jogos seguidos, meteu o Jéffren a ponta-de-lança.

A ideia era simples: fazer com o Sporting se parecesse com o Olhanense. O Olhanense jogando contra si próprio nunca perde: ou empata ou mesmo que perca ganha na mesma.

O Olhanense, de Olhão, jogou como se esperava. Apostou tudo nas bolas paradas ou numas biqueiradas para a frente à espera que numa correria qualquer o João Pereira ou o Polga dessem a barraca do costume. O Olhanense, de Lisboa, apostou no mesmo, mas de forma menos convicta. Num caso ou noutro, tentou também umas infiltrações pelas laterais na esperança de servir o magnífico jogo de cabeça do Jéffren.

Tudo correu como se esperava. O Olhanense não perdeu.

Duas últimas notas. Às tantas o Rui Patrício é capaz de ser mesmo o melhor guarda-redes da Europa. Qual Casillas, qual Buffon, qual carapuça. Queria vê-los naquele inferno de Olhão. O Wilson Eduardo é um jogador à Sporting. É rápido, é tecnicista, falha golos e lesiona-se.

17 comentários:

  1. Não justifica tudo, mas: Rinaudo, Izmailov, Schaars, Elias e Volkswinkel ...... São 5 jogadores muito bons, que não puderam dar o seu contributo.

    Mas deixa-me dizer, quando vejo o meu Sporting, empatado a zero, e meter em campo, Rubio, André Martis e André Santos, com todo o respeito pelos míudos, fico desolado.

    E não parece que isto vá mudar no imediato.

    ResponderEliminar
  2. Caro NPR,

    Nenhuma equipa pode ter resultados quando tem sempre metade dos seus titulares no estaleiro. Este é um dos grandes problemas, que nem só o azar explica.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Rui. Tb gostava de saber o que se passa nesse capítulo. Colaborei, em tempos, com o Dep. Médico da Briosa e as informações que ainda me chegam é que se sabe que há jogadores que são de vidro, e como tal a sua preparação física deve ser diferente dos demais. Vide JJ com Aimar. JJ é um bronco, mas não é burro.

      Eliminar
  3. Rubio em 20m que esteve em campo mostrou mais movimentação e classe com bola do que Bojinov no campeonato inteiro.
    Domingos, continua a manda-lo para a bancada e a mante-lo no banco, que assim é que é bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mike Portugal.

      Essa uma das grandes incógnitas no que respeita à actuação do Domingos. Nunca percebi porque é que não lhe deu mais oportunidades. Se era para o proteger, não se percebe porque é o lançou exactamente num jogo (e numa fase do jogo) complicado como este.

      SL

      Eliminar
  4. Excelente análise. Certeira e assente na melhor psicanálise leonina que por cá se fabrica, «ideia era simples: fazer com o Sporting se parecesse com o Olhanense. O Olhanense jogando contra si próprio nunca perde: ou empata ou mesmo que perca ganha na mesma...». Judiciosa esta visão de um Sporting com um “comportamento de identificação imposto pelo ambiente” (situação descrita pela primeira vez em 1986 pelo neurologista francês François Lhermitte), neste caso o indivíduo/equipa afectado por essa patologia adapta sua personalidade ao espaço onde se encontra e assume características da pessoa/equipa com quem conversa/ joga. Esta análise faz-nos também recuar a Zelig, protagonista do filme homónimo de Woody Allen, onde nos deparamos com um adulto sem personalidade, um camaleão que adopta passivamente o modo de ser daqueles que admira. Copia tudo: aspecto físico, gestos, frases...com um pouco de esperança o nosso Leão, transformado em Camaleão (o famoso Camaleão da Estrela), talvez comece a admirar e a copiar outras equipas de outros gabaritos e comece a jogar melhor futebol. Já não peço muito mais, mesmo não ganhando, que comece a jogar melhor futebol! Que se salve a estética, já que não há ética!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      O grande problema é que ninguém faz melhor o papel de Olhanense do que o próprio Olhanense.

      SL

      Eliminar
  5. Queremos_+_adversários_expulsos24 de janeiro de 2012 às 10:40

    "Às tantas o Rui Patrício é capaz de ser mesmo o melhor guarda-redes da Europa" - a sério? Mas será que nunca aprendem?!? Então se fosse mesmo o melhor guarda-redes da europa estava no scp??!!?? Acho que está na hora de acordar e perceber que ontem ganhamos um ponto em olhão, o que já foi muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é o Artur, esqueci-me. Aliás, não se é bom sportinguista nem, muito menos, bom chefe de família se não se disser mal do Rui Patrício.

      Eliminar
  6. Não jogam os castigados nem os lesionados. Temos de esperar por estes. Mas mais algum se lesionou? Não tem mal. Entram uns e saiem outros. Eu meto aquele tu tiras este. Tu metes este eu tiro aquele. Na defesa é preciso rodar e gerir. Mete-se aquele e tira-se o outro. Mas no meio campo há castigos. Fácil joga o outro em vez daquele.Lesionou-se ao inicio? Mas ja jogou conta o Porto? Não, nao era esse, não faz mal . Está fresco e tira-se a metade para vir outro. Ponta de lança lesionado? Ponta de lança, suspenso? Ponta de lança, reforço de Inverno? Eina tantos, não tem mal joga-se sem ponta de lança. Depois tira-se aquele e mete-se este. Guarda redes para substituir?. Não é facil tirar este. Mas pode-se tentar com aquele.
    Ao que chegou o nosso clube.Pobres simpatizantes.
    Para poder tirar é uma desgraça ter de se por e para poder por é um sacrificio ter de se tirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Sousa,

      O problema é que os que entram não são iguais aos que saem. Os que entram são piores do que os que saem. ainda para mais, só nos saem Duques.

      SL

      Eliminar
  7. "O Wilson Eduardo é um jogador à Sporting. É rápido, é tecnicista, falha golos e lesiona-se."

    Muito bom, uma vez mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Reixa,

      Mesmo assim estamos perante uma evolução face ao Djaló, que também era um jogador à Sporting. Este também falha golo e lesiona-se, mas a bola não o atrapalha.

      SL

      Eliminar
  8. Quantos golos tem até agora marcados na Liga, o jogador que vejo sempre referido como o avançado que faz falta ao Sporting, Wilson Eduardo? S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  9. Boas pessoal! Gostava só de deixar aqui o pedido de que se puderem, vão ao blog Sporting na Alma (www.sportings.blogspot.com), e deixem a vossa opinião na caixa de comentários.
    Dessa forma se saberá a maneira de colocar o blog a melhor gosto dos visitantes.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar