quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O enterra

Há jogadores que são sempre mais culpados do que outros. O guarda-redes, na dúvida, é sempre culpado. Se não for do guarda-redes, a culpa é dos centrais. Pode ser injusto mas é assim que as coisas são.

O guarda-redes não é o problema. O Patrício é o melhor guarda-redes português e um dos melhores do campeonato, para muitos, como eu, é mesmo o melhor. Sobra o problema dos centrais.

Já mudámos de centrais um ror de vezes. Mas todos mudam menos um: o Carriço. Se não fosse por outra razão, o Carriço é o enterra. Mas há outras razões. O Carriço está sempre à beira de um ataque de nervos. O ar permanentemente angustiado não engana ninguém. Mais, ainda somos liderados por alguém que está sempre angustiado.

O Carriço, como disse várias vezes, nem é muito rápido, nem muito alto, nem muito forte. Está a meio de todas essas qualidades. Não serve, portanto. Então, porque razão nunca sai? Mistério!...

20 comentários:

  1. Desde quando é que chega ser rápido, alto e forte para ser um grande central?!
    O Ricardo Carvalho e o Cannavaro estavam a "meio" dessas qualidades e são dos melhores centrais do mundo nos últimos 10 anos.
    Se queres criticar o Carriço, critica as características essenciais para um central, isto claro se souberes quais são - ser rápido, alto e forte é no máximo 20% de um óptimo central.

    ResponderEliminar
  2. Nunca sai porque todos os treinadores que o quiseram a titular são todos burros. Só os adeptos que não gostam dele é que sabem imenso de futebol. (ler com ironia)

    ResponderEliminar
  3. Não era este o novo Beckenbauer?

    ResponderEliminar
  4. Carriço no Real Madrid,para ocupar a vaga deixada por Beto no século passado.

    ResponderEliminar
  5. Este não é o problema, é verdade que não é nenhum fora de serie, mas é o melhor que temos, o problema é que um só central não chega, e o polga já sabemos que não serve, o americano é grande mas não me parece grande coisa veremos com o mudo.
    O problema afinal qual é?
    É simples compramos uma carrada de estranjeiros a toa, e não compramos um central e um d. esquerdo, o que temos já sabemos que não serve o frances ainda é muito miudo para entrar já.

    ResponderEliminar
  6. Uma equipe para ser campeã tem de sofrer poucos golos. E tem tambem de marcar os suficientes. "Elementar meu caro Watson". Mas as verdades de La Palisse tambem se aplicam no desporto e em particular no futebol.As defesas sendo seguras dão confiança ao meio campo e ao ataque. Já é alguma coisa. A defesa não pode perder tempo quando tem a bola lá atrás e tenta chamar( em exagero ) o adversario. Já nem todos vão na história. Então porque não se sai a jogar em vez de ficar a "brincar", dando sensação que a bola pesa e não se sabe o que fazer com ela?.
    Mas tambem quando os laterais sobem mais têm de conhecer as compensações e as recuperações. Os adversarios já não andam a dormir.
    O guarda- redes é fundamental. O nosso é bom mas tem ainda de evoluir e por isso deve jogar e treinar o mais possivel. Os laterais são uma grande incognita . Vão muito lá à frente não sabem recuperar e quando devem estar nos seus sitios estão de frente para a sua baliza e nem têm tempo de ver a progressão do adversário.Foi isso que nos fartamos de ver nos dois ultimos anos.
    Esperemos que Domingos possa ver se com os novos consegue melhor. Arias e Touran não jogaram ainda. Os centrais são a chave mestra de uma defesa. Não vou dizer mais nada sobre os nossos porque ja perceberam a minha opinião. Um bom central tem se alto, forte , agil, com boa elevação e tecnica e que saiba sair a jogar. Deve compreender os lances de bola parada e tem de ter bom sentido de posicionamento. É isso que não temos no plantel e infelizmente temos de nos lembrar que desde os tempos de Lucio e Alexandre Baptista este era o sector da equipa mais coeso e respeitado.
    Esperemos que Domingos o ressucite para nos vir a dar gandes e prolongadas alegrias.

    ResponderEliminar
  7. Caro RFA,

    Numa coisa parce estamos de acordo: ser rápido, forte e alto tem importância. Até posso admitir que a importância seja somente de 20%. Só que eu quero um central que tenha 100% das características de um óptimo central. No seu caso fica-se pelos 80%. Gostos.

    Quanto à comparação entre o Carriço e o Ricardo Carvalho, faz tanto sentido como comparar o toucinho com a teoria da relatividade.

    ResponderEliminar
  8. Caro Mike Portugal,

    Os últimos três treinadores que o colocaram a jogar (Carvalhal, Paulo Sérgio e Couceiro) foram despedidos por indecente e má figura. Assim prefiro ler o seu cometário sem ironias.

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo 1,

    Nunca podia ser o novo Beckembauer, porque as patilhas deixaram de estar na moda há muito anos.

    ResponderEliminar
  10. Caro Anónimo 2,

    O seu cometário tem graça, admito. Mas convém não esquecer que o Beto foi campeão nacional duas vezes. É verdade que o André Cruz ajudava.

    ResponderEliminar
  11. Caro Mike Portugal,

    Não sei se está mal acompanhado ou se é má companhia. Não é grande consolação ser melhor que o Polga (mesmo agora tenho dúvidas que o seja). Por isso não estou de acordo consigo. Precisamos não de um mas de dois bons centrais. Esperemos que o Onyewu e o Rodriguez possam vir a ser esses dois centrais.

    ResponderEliminar
  12. Esqueceste-te de mencionar Paulo Bento e veremos se agora Domingos aposta nele ou não.

    ResponderEliminar
  13. Caro Fernando Sousa,

    Mais uma vez de acordo. Com os antigos não vamos lá. Está demonstrado. Quntas vezes mais é que têm que demonstrar a sua incompetência.

    Tenho esperanças que o Domingos venha a resolver o nosso problema crónico de falta de consistência defensiva. Estou farto de levar golos de lançamento de linha lateral, de canto, de livre, de ressalto, isto é, de qualquer maneira. Ninguém aguenta mais isso. Por isso, já não aguento a conversa do Carriço e do Polga. As asneiras têm limites.

    ResponderEliminar
  14. Caro Mike Portugal,

    Esqueci-me do Paulo Bento. Mas olha no que deu? Também foi à vida. Do Domingos espero mais. De outra forma sai como saíram os últimos três estarolas.

    ResponderEliminar
  15. Rui Monteiro,
    Obrigado pela cortesia em responder, mas não percebeste o meu comentário...
    1. Não fiz comparação directa entre Carvalho e Carriço. Adicionalmente em nenhum lado teci opinião quanto ao facto do Carriço ser bom ou mau central. O meu comentário foi no sentido de, como adeptos, devemos ser justos nas avaliações que fazemos aos jogadores (já que para avaliações ignorantes bastam os jornais desportivos).
    Por exemplo, no 2.º golo do Valência, em que a bola é bombeada da defesa ché para as costas da linha defensiva do Sporting, o Carriço tenta compensar a falha do Onewyu e consegue recuperar 5 metros a um avançado que vai embalado (rapidez) e sinceramente não vejo o que poderia fazer mais naquela situação sem ser arriscar um corte que poderia dar um cartão vermelho a meio da 1ª parte.
    Atenção que não estou a dizer que o Carriço é mau, bom ou óptimo central na generalidade das suas acções. Apenas que, neste lance específico, os adeptos agarram-se ao momento final do lance e automaticamente assumem que a culpa do golo é do Carriço porque foi lento e fraco a perturbar o Soldado.
    2. Queres um central com "100%"... Não existe. E exigir "100% de qualidades" de qualquer jogador, seja Sporting ou Barcelona, é estar imediatamente à partida desiludido com um jogador. Compreendo a exigência, mas mais uma vez, temos de ser justos. O Carriço não é bom/mau por não ser o Baresi, será bom/mau quando a média das suas acções seja melhor/pior que os concorrentes no plantel. Posiciona-se melhor que o Rodriguez? Tem melhor antecipação que o Polga? É melhor a sair em posse que o Onewyu?
    3. Na minha opinião a defesa é o sector mais exposto à capacidade ou incapacidade táctica de um treinador. O facto de tantos elogiarem o Paulão do Braga, um mau central em quase todos os parâmetros qualitativos de um central, é no fundo um elogio ao Domingos.
    De certeza que este ano as percepções dos defesas do Sporting vão melhorar.
    Abraço
    PS. O teu uso de ironia e sarcasmo tem muito a melhorar... Nem é muito inteligente, nem é muito engraçado. Estás a meio.

    ResponderEliminar
  16. Caro RFA

    Não quero com isto entar em polémicas mas acho que estamos num espaço aberto e livre e tal obriga-me a dizer que não posso de maneira alguma concoradr consigo. Carriço esteve (mal) nos três golos do Sporting e não está aqui em causa avaliar o seu mais recente passado como central da nossa equipe. Aconselho-o a rever o lance do segundo golo. Bola no meio campo do Valência é bombeada para as costas da nossa defesa (muito adiantada no inicio do lance), para uma zona que é muito mais de Carriço do que de Onewyu, de cobertura ao ponta de lança, Dai que não exista uma tentativa de recuperação de espaço mas sim uma nitida perda de velocidade e de cobertura do lance ao espanhol que faz tudo o que era preciso fazer depois de ter o lance ganho (mais força, tecnica e rapidez). Acho que foi isto que se passou e nem espaço a fazer penalty existiu. Mas no 1º (falta de posicionamento ao saltar, o que foi feito mas fora de tempo, ainda com o outro central tambem mal colocado) e no 3º falta de rapidez para cortar a bola na linha de fundo, após cento curto do lado esquerdo e com isso deixar espaço para a entrada do 2º avançado, as culpas tambem tem de lhe ser imputadas.
    Mas com isto continuo a pensar que não é tempo de se crucificar quem quer que seja. O que todos desejamos é que na competição a serio e seja quem forem os jogadores, cenas destas não sejam para repetir.

    ResponderEliminar
  17. Caro Fernando,
    Claro que pode e deve discordar, especialmente nos termos que utilizou, ou seja criticar o Carrico por accoes concretas essenciais para um bom central, e nao pela altura, tamanho do bicep ou sprint (a razao do meu comentario original).
    Apesar de concordar consigo quanto ao primeiro golo, discordo da culpa do Carrico nos outros dois. Para ajudar remeto para link que sabe muito mais de futebol do que eu:
    http://jogodirecto.blogspot.com/2011/08/lancamentos-laterais.html
    Abraco

    ResponderEliminar
  18. Caro Fernando,
    Claro que pode e deve discordar, especialmente nos termos que utilizou, ou seja criticar o Carrico por accoes concretas essenciais para um bom central, e nao pela altura, tamanho do bicep ou sprint (a razao do meu comentario original).
    Apesar de concordar consigo quanto ao primeiro golo, discordo da culpa do Carrico nos outros dois. Para ajudar remeto para link que sabe muito mais de futebol do que eu:
    http://jogodirecto.blogspot.com/2011/08/lancamentos-laterais.html
    Abraco
    PS. A primeira resposta nao apareceu por isso tentei repetir na segunda tentativa, desculpa pela repeticao se aplicavel.

    ResponderEliminar
  19. Caro RFA

    Tambem não sou nenhum "Freitas Lobo" Só que se calhar tenho uma grande diferença: vejo futebol há muitos anos e não me costumo enganar muito. Apesar de não ter feito uma analise tecnica ao pormenor,quase sem meios tecnicos disponiveis (não tenho tempo e paciencia), visionei os lances normais duas ou tres veses com paragens dos videos da transmissão. E não considero mais uma vez que não tenha havido "culpa" do nosso central Carriço no 1º e 3º golos porque no segundo nem sequer há espaço de discussão.

    Esperemos que em Malaga para fazer novos visionamentos seja na área/baliza dos espanhois.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Caro RFA,

    Quanto alguém me diz qualquer coisa como "isto claro se souberes quais são" o meu sarcasmo e ironia não são nem inteligentes nem para ter graça.

    ResponderEliminar