sábado, 20 de agosto de 2011

João Ferreira em Aveiro: Memórias de Jogos sem Pressões…

Conferência de Imprensa de André Villas Boas antes do Beira-mar – Porto de 22 de Janeiro de 2011 (Fonte: Blogue FCP para Sempre, citando Tomaz Andrade do Jornal O Jogo).
André Villas-Boas - Nomeação de João Ferreira não me parece lógica
"Foi em Aveiro que André Villas-Boas conquistou o primeiro troféu e, no regresso, volta a encontrar João Ferreira, o árbitro da Supertaça que, na altura, o treinador portista criticou. Arbitragem foi, de resto, tema nuclear da conferência de ontem".

CS - “Na terça-feira, Vítor Pereira vai fazer mais uma análise da arbitragem. Qual é a sua análise?
André Villas Boas - A arbitragem não tem sido muito diferente das épocas anteriores. Quem se sente mais prejudicado faz questão que se saiba e, depois, depende do tipo de preponderância que se dá na Comunicação Social. Depende do enquadramento em que os clubes estão inseridos e da protecção que determinados clubes têm. Esperamos sempre por uma evolução. Se houver profissionalização dos árbitros, esperamos que as coisas melhorem. Queremos acreditar que temos um presidente competente à frente da Comissão de Arbitragem e que as coisas terão tendência para melhorar.
CS - Mais ou menos como se faz em Inglaterra, admitia uma medida que proibisse falar-se de arbitragem?
André Villas Boas - Não me parece possível, e nem é bem isso que acontece em Inglaterra. Lá há penalizações extremas para determinado tipo de mensagens. As equipas de arbitragem fazem parte do espectáculo, da emoção, geram também emoção, e seria ilógico retirá-las da envolvência do futebol. Todos estamos sujeitos a críticas pelo trabalho que fazemos e não vejo razão nenhuma para que não estejam sob o escrutínio dos outros.
CS - Em Aveiro vai estar o árbitro [João Ferreira] que fez o relatório no túnel da Luz e também o que esteve na Supertaça. Como comenta a nomeação?
Os antecedentes são infelizes. Na Supertaça a arbitragem também não foi feliz. Traduziu-se na vitória do FC Porto, mas a outra equipa não foi prejudicada, pelo contrário, foi beneficiada. A preponderância que a arbitragem teve não foi muito explorada. Queremos acreditar que agora se mostrará competente e que fará um bom trabalho. A nomeação está feita e, se é lógica, não me parece. Mas está feita e esperamos que faça um bom trabalho” [sublinhados nossos].
E João Ferreira, embora amigo da rapaziada da Luz, lá fez, de facto, o seu trabalho… No início, o mui carinhoso cumprimento entre João Ferreira e André Villas Boas antecipava já a comovente cena do “Perdoa-me” rodada em Aveiro… Durante o jogo foi o que se viu e o que não se viu. Depois, no final, o presidente da comissão administrativa do Beira-Mar, António Regala, considerou “que não houve penalti sobre Hulk, e que só encontra justificação para o erro de João Ferreira na pressão que lhe foi imposta pelo FC Porto antes do jogo, destacando o dirigente, as declarações de André Villas Boas”. Enfim, como versejava o genial António Aleixo “Fui polícia, fui soldado, Estive fora da Nação…, Vendo jogo, guardo gado, - Só me falta ser ladrão!"

2 comentários:

  1. Caros Sportinguistas, esta é a altura de tomarmos uma posição!O importante,neste momento, é que somos o ÚNICO Clube em portugal que foi alvo(não uma mas DUAS VEZES!!!) do boicote dos árbitros! E o que é que,os sportinguistas fizeram demais? Criticaram a arbitragem do último jogo, tal como os jornalistas(a generalidade), tal como JJesus em relação ao FCPorto,...E dezenas de treinadores (das diversas Ligas/Ou Campeonatos) que acharam que o seu clube foi prejudicado! Mas quem é que "paga as favas" O Sporting! Porquê? Por que pensam que somos o elo mais fraco! Se desta vez este boicote não tiver consequências disciplinares graves para o árbitro (e atenção, esta é a 2ª vez,se da 1º vez, nós sportinguistas tivesse-mos tomado outra ATITUDE, não teríamos agora este problema) assim não temos qualquer hipótese no campeonato,Taça ou Taça Luc...(nem com o Messi)ou tomamos posição firme agora ou depois é tarde! S.LEONINAS.

    ResponderEliminar
  2. coitadinhos, pobre coitadinhos. sempre a chorar, joguem à bola!

    ResponderEliminar