sexta-feira, 5 de agosto de 2011

De derrota em derrota até à vitória final

É preciso perder para perceber o óbvio. A entrada do Djaló e do Postiga a titulares só pode querer dizer que o Domingos pretendia demonstrar pela última vez que com eles não vamos lá. Parafraseando Tomislav Ivic, os dois “sono finiti”. Não acredito que os voltemos a ver tão cedo.

Apesar da derrota, parece haver matéria-prima para trabalhar. O Rinaudo confirma-se. O Rubio esteve excelente. O Jeffrén é craque. O Carrillo surpreendeu. O André Martins parece ser alternativa. Saber jogar à bola, parecendo que não, ajuda.

Agora, continuamos a sofre golos com uma enorme passividade dos nossos jogadores. Os laterais estão cada vez piores. O João Pereira está permanentemente desconcentrado. No lance do terceiro golo parecia um júnior. No segundo golo esqueceram-se de fechar na esquerda. No primeiro, ninguém do meio-campo acompanhou a movimentação do Júlio Baptista e, de repente, estavam mais jogadores do Málaga na zona de remate do que do Sporting. É preciso saber fazer compensações.

O Rodriguéz pareceu-me bem. Tenho dúvidas quanto ao Onyewu. Gostei de o ver tentar arrancar a perna do adversário pela anca. Também gostei de ver os adversários tão impetuosos a virarem-se a ele enquanto estava no chão e depois de ele se levantar a pensarem duas vezes no que lhes podia acontecer. É sempre bom os adversários perceberem que temos alguém que está disponível para lhes desatarraxar a cabeça. Agora isso e a altura podem não chegar. Mas quem inventou o Paulão também será capaz de pôr este grandalhão a jogar alguma coisa. Para o peditório do Carriço já dei.

Há muito trabalho pela frente. Mas também há razões para ter esperança.

4 comentários:

  1. "Gostei de o ver tentar arrancar a perna do adversário pela anca. Também gostei de ver os adversários tão impetuosos a virarem-se a ele enquanto estava no chão e depois de ele se levantar a pensarem duas vezes no que lhes podia acontecer" LOOOOOOOL

    Apesar da derrota ainda me consigo rir e este parágrafo é disso exemplo...

    Não assisti ao jogo pois estava a jogar ténis num torneio aqui na terra mas naturalmente desgostoso pelo resultado e acima de tudo fraca exibição pelo que tenho lido no universo leonino.

    No universo leonino este para mim é um local de culto, pois as crónicas são sempre recheadas de humor refinado que ajuda na leitura. Se não recebeu ainda nenhum prémio já o devia ter recebido. Gosto muito do seu trabalho. Continue e de preferência aliando as boas crónicas às nossas vitórias. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto das manhãs dos dias seguintes,com ressaca, prinicipalmente porque nos ultimos anos tornou-se um mau habito. Mas isso tem a ver com o genes dos sportinguistas que já aprenderam a não terem que tomar nada para tudo poderem resistir.É isso que vai valendo senão nem disposição para vir até aqui havia.
    Mas apesar dos comentadores da Sport TV dizerem que os adversários já têm uma equipe tipo para o inicio do campeonato, já sabem o que querem, vão de certeza discutir os primeiros lugares da liga espanhola, a nossa equipe está longe desse estado de graça. Não percebo bem porque é que os nossos adversarios planeiam bem a pre-época e o nosso clube teima em fazê-lo até ao Natal (se o conseguir). Pré.epoca é o que é e competição a serio tambem.São coisas distintas e as organizações tem de saber isso.
    Mas ontem já deu para ver que Domingos pode muito bem tirar ilações do que se passou no jogo. A entrada da segunda parte foi bem diferente do tempo de Postiga e Jaló e nao fosse um penalty claro por marcar e uma situação duvidosa de fora de jogo poderiamos estar a escrever de forma diferente . Claro que as asneiras dos nosssos laterais continuaram no 2º tempo e contribuiram para a definição do resultado. Só espero que Domingos tire boas ilações que se passou em quase toda a segunda parte e comece de uma vez por todas a tomar decisões prioritárias. Não vou enaltecer ou criticar este ou aquele jogador, só que me parece que já é tempo de tambem testar outros laterais. Se não houver soluçoes estamos tramados mas pelo menos logo que esteja cá Arias é po-lo a jogar.Evaldo a tempo inteiro não pode acontecer. Touran já pode jogar.Gostava de o ver.
    Até lá vamos aguardar com paciência.

    ResponderEliminar
  3. Caro CratoSempre,

    Obrigado pela deferência. O prémio é mesmo esse.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Fernando Sousa,

    Vamos lá ver. Não vamos jogar o campeonato espanhol. Se não fosse assim começava a ficar preocupado. O jogo deu boas e más indicações. Aparentemente o Domingos começou por organizar tacticamente a equipa para defender e recuperar a bola. A defesa subiu, o ataque pressiona a defesa. O meio-campo tem a preocupação de acompanhar os jogadores adversários que descem para receber a bola.

    Ontem não se viu isso. A defesa continuou subida, mas o meio-campo e o ataque não fizeram o que lhes vinham pedindo. Isso é a receita certa para o desastre. Mas o que mais me preocupou foram os laterais. Aquilo é um buraco permanente. Agora também é verdade que não vamos apanhar equipas no campeonato nacional com extremos e laterais que joguem com a qualidade das duas equipa espanholas.

    No ataque, parecem existir alternativas, só que o Domingos ainda teve tempo para o trabalhar. O objectivo, como contra a Juventus, é recuperar a bola rapidamente e cair em cima dos adversários quando ainda estão desorganizados. Só que quando não se recupera a bola essa falta de treino nota-se. Com o tempo, acredito que são coisas que vão melhorar.

    SL

    ResponderEliminar