quinta-feira, 24 de março de 2011

Broad Coalition for Change: Godinho Lopes para Primeiro Ministro, Já!

Na sequência da demissão apresentada pelo Primeiro-ministro (PM), o Presidente começou a estudar todos os cenários para ultrapassar a actual crise política.
Segundo um pasteleiro da Avenida de Roma confidenciou ao ILdL, a principal hipótese que o Presidente está a colocar, passa pela constituição de um Governo de Salvação Nacional, presidido por alguém que, além de ser bem aceite pelos mais poderosos lobbys lisboetas (banca, construção e advocacia), mereça também a confiança, simultânea, do PM demissionário, do Líder da oposição e do próprio Presidente.
Adepto incondicional dos mais rigorosos métodos científicos de análise de mérito, o Senhor Presidente, recorreu, primeiro, a um ensaio de peneiração para avaliar os graus de permeabilidade e de plasticidade dos potenciais candidatos em relação aos referidos lobbys. Depois, a lista dos candidatos com pontuação mais elevada nesta primeira triagem, foi enviada por pombo-correio – o Presidente continua a não confiar muito nessas modernices dos e-mails – ao PM demissionário e ao Líder da oposição. Analisada a lista, estes indicaram quais os candidatos que consideravam aceitáveis e mandaram o pombo-correio de volta a Belém.
Trezentas viagens depois, observando o Lima – assim se chamava o seu simpático pombo correio – completamente esbaforido, o Presidente notou que continuava a não encontrar ninguém que satisfizesse, simultaneamente, ao PM demissionário, ao Líder da oposição e a si próprio. Tem que ser alguém que seja um género de menor denominador comum – safa, eu até sou de boas contas, mas, huum, isto não é nada fácil, esta intersecção tem que dar uma espécie de… conjunto vazio – remoía o Presidente enquanto mastigava pensativamente uma fatia de bolo rei.
Foi, então, que o Presidente se engasgou com o bolo rei e gritou: Eureka! Eureka!
- Chamaste, homem? O que foi desta vez? Não me digas que engoliste outra vez a fava? – perguntou a sua Mulher.
- Sim, sim – respondeu o Presidente – Isto é, encontrei, finalmente, o nosso novo homem do leme - o Lopes! O Lopes é a nossa solução de consenso!
 - O Santana Lopes, outra vez?!? – questionou a Mulher atarantada.
- Não, não é esse, também é dos futebóis, também é do Sporting, mas chama-se Godinho Lopes. Neste momento, ele é em Portugal a única pessoa que tem a confiança do José Sócrates (via aquele rapaz metediço com quem almoçamos na Madeira), do Passos Coelho (via o seu ex-patrão) e de mim próprio (através daquele nosso simpático vizinho). Isto, claro, além de agradar, também, aos lobbys da construção, da banca e da advocacia. Aah, sim, e até almoça várias vezes por mês com Grão-Duques da confiança daquele banco cujo nome agora não me lembro.
Tomada a decisão, o Presidente agiu de imediato. Huumm, como também não confio nada nessas coisas dos telemóveis, vou sondá-lo discretamente com uma daquelas minhas mensagens via Facebook, ou lá o que é – pensou.
Sempre atento ao seu IPAD, Godinho Lopes respondeu logo que seguida, aceitando o desafio colocado pelo Presidente – Agradeço penhoradamente o seu convite. Para diminuir o défice, prometo disponibilizar, desde já, o meu fundo dos sem milhões de Euros. E, agora, caros Portugueses, tenham confiança em mim, estamos todos no mesmo barco, mas eu não sou como os que me antecederam. O País com a acção dos anteriores Governos chegou à beira do precipício. Comigo, daremos o passo em frente.

2 comentários:

  1. ... E fez um governo para onde chamou Teixeira dos Santos, Passos Coelho, Marco António, Paula Teixeira da Cruz, Bagão Félix, Paulo Portas, Isaltino de Morais, Mário Lino, Nobre Guedes (o outro), Emídio Rangel, Jorge Lacão, Santos Silva, Edite Estrela, entre outros... e chamou-lhe "Grimm-team"... Até porque, de facto, era de medo!

    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Moreira, você desmascarou-me à primeira. Rima e é verdade. Volte sempre. SL

    ResponderEliminar