quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Qual é o segundo melhor avançado do Sporting?

Ontem dois leitores interpelaram-me, e muito bem, sobre a qualidade dos nossos avançados. Existem consensos e opiniões mais desencontradas. Mas qualquer comparação é por definição relativa, tem por referência um determinado contexto. Eu sou o melhor avançado do meu prédio, a barriguinha dos meus vizinhos não engana, mas isso não faz de mim titular do Sporting (ou às tantas faz). Mas vamos por partes.

Todos estamos de acordo que o Liedson ainda é o melhor. Já não é o que era, mas não tem substituto; o que tendo em consideração a sua idade não deixa de ser grave. O Saleiro é o pior. É o pior e ponto final, nem vale a pena discutir mais o assunto.

Sobram o Dajló e o Postiga. Aqui as coisas são mais renhidas. O Djaló é mais rápido e corre mais. A bola é que atrapalha. O Postiga tem mais estilo. Vem atrás buscar jogo, recebe a bola, pára, olha para vários lados, rodopia sobre si mesmo e acaba por perder a bola ou por a passar para trás.

Sendo assim e jogando o Sporting com dois avançados, então, deve ser o Djaló ou o Postiga a acompanhar o Liedson na frente? Certo? Errado. Quem o deve acompanhar deve ser o Vukcevic ou, no limite, o Valdés. É que, parecendo que não, saber chutar à baliza e marcar golos ajuda quando se é avançado. Não acham?

3 comentários:

  1. certíssimo, concordo com tudo, embora esta época alivie um poquinho as penas do postiga e sublinhe que o melhor avançado do sporting não pode, ou não deveria, ser o que resta do liedson. o vukcevic provou na primeira época dele que é talvez o nosso melhor finalizador mas também me lembro que houve merda com o liedson quando emparelharam na frente. coisa de egos. e nós a gerir egos somos zero. há mais de um ano que defendo que o liedson já não deveria estar no sporting, que deveriamos ter virado a página. este kleber que vai para o porto, infelizmente tenho boas sensações sobre o que dele esperar. mas pelos vistos não há dinheiro para coisa alguma, mais vale não mexer no pouco de bom que ainda sobra. é triste, mas fazer o quê? quanto ao valdés atrás do pinheirinho creio ser a melhor opção, ele tem sido uma boa surpresa naquela posição. E o matias tem sido uma tremenda desilusão. faz-me lembrar o hugo viana: gajos que irritam porque o talento é inato e preguiça também. e nesse braço de ferro, génios à parte - pedro barbosa, berbatov, ibrahimovic, por aí -, a preguiça vence sempre.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Coelho,

    De fecto, tendo a concordar consigo. Talvez esteja na altura de mudar de página. Só há um pequeno problema. Como é nós nos passávamos a chamar: "A insustentável levez de Postiga". Isso faz algum sentido?

    Um abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Espero que possas chamar ao teu belo tasco "A sustentável leveza pós-Liedson" ou algo do género. Esse dia chegará e não temos de esperar pelo pior do liedson para o "abraço, gostámos deste bocadão e até sempre". Ou não teríamos, num cenário menos confrangedor $$$$$ do que este.

    Quando penso que já acumulámos no plantel avançados como o cherbakov, iordanov, cadete e juskowiak até fico tonto. E mais aindo quando me lembro que nada ganhámos com eles, juntando-lhes valckx, paulo sousa, balakov, figo, capucho, por aí fora. Hoje em dia, com o treinador certo, um plantel desses faria pontos suficientes numa época para ganhar dois campeonatos.

    ResponderEliminar