sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Temos pinheiro!

Ganhámos e por 5-0. O nosso treinador estava esfusiante (após o terceiro golo até dava orientações para o campo). Estava perfeitamente convicto que aquilo é que era um 4-3-3 que se visse. Quais 4-4-2 clássico, 4-4-2 losango, 4-2-3-1, qual carapuça. O que estávamos era a precisar de um 4-3-3 com o Postiga a ponta de lança.

O Postiga jogou como quem diz: “se querem um pinheiro, então, aqui estou eu”; o que me fez lembrar uma antiga história do Sporting com o clube da minha terra, o Académico de Viseu. Corria a época de 1980-81, quando o Académico de Viseu, depois de despedir o treinador, foi jogar a Alvalade. Nesse jogo quem assumiu as funções de treinador foi o preparador físico, Idalino de Almeida. O Académico de Viseu ganhou por 1 a 0, com golo de Águas, um pequenote mas habilidoso extremo direito (hoje, Dr. Carlos Marta, Presidente da Câmara de Tondela).

Na euforia que se seguiu ao final do jogo, Idalino de Almeida, passeando em pleno relvado às cavalitas do Presidente do Académico de Viseu, o bem conhecido “Quim dos Colchões”, gritava: ”se precisam de um treinador, então, aqui estou eu”. Esta frase apareceu, ao outro dia, como título de “A Bola”.

É verdade que a história não acaba bem. Logo no jogo a seguir, em casa (no Estádio do Fontelo), o Académico de Viseu perdeu com o Belenenses por 2-1. O Belenenses tinha acabado de contratar um avançado brasileiro, cujo nome (Peribaldo) jamais posso esquecer, que no primeiro chuto que fez no campeonato (e, portanto, nesse jogo) marcou golo. O Idalino de Almeida foi despedido.

Estas histórias nunca têm um final feliz.

5 comentários:

  1. excelente blog , parabéns.
    Já falamos pessoalmente(Rui)sobre o nosso sporting em Bucos.

    Qto ao jogo de hoje, que o treinador agora não mude 9 jogadores para o jogo de Aveiro, isto se a EDP ligar novamente a luz do Municipal de Aveiro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Isso não é verdade! O Idalino de Almeida não foi despedido. Ficou até ao final da época e manteve o Académico de Viseu na I Divisão. Mais, foi a única vez que o CAF se manteve na I Divisão! Mais atenção ao "clube da terra"!

    ResponderEliminar
  3. Caro Juanguevara,

    Nesta época de crise, pode ser que o sporting possa liderar a retoma. Vamos ver.

    Até Bucos um dia destes.

    Rui Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Caro orgidoR,

    Escrevi este "post" de uma penada e, por isso, não tenho a certeza que não exista alguma efabulação. O que interssa é o sentido metafórico da história.

    Para todos os efeitos, penso que o Idalino de Almeida ficou até ao fim da época, mas voltou às suas funções, tendo vindo o António Teixeira. Se bem me lembro também, não descemos de Divisão após uma ardorosa liguilha.

    Volte sempre, nem que seja para dizer que me enganei.

    Rui Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Se falar do Académico de Viseu outra vez volto...

    ResponderEliminar