domingo, 24 de outubro de 2010

Hoje foi melhor

Estive tentado a dizer que “hoje gostei”. As expectativas não são muitas e cada vez mais nos contentamos com pouco. Mas hoje, de facto, foi um pouco melhor do que o costume.

Ganhámos e isso é bom em si mesmo. Ganhámos de forma esforçada e sem dar grande descanso ao adversário, que, na última meia hora, não conseguiu sair do seu meio campo. Nesse período, pressionámos, recuperámos bolas sobre bolas e, mais em força do que em jeito, lá fomos criando lances que nos teriam permitido descansar um pouco mais cedo.

Gostei de alguns jogadores. O Patrício comportou-se como um guarda-redes de clube grande. A bola pouca vezes lhe chegou mas quando tal aconteceu esteve muito bem. Fez três defesas decisivas. O Torsiglieri pareceu um jogador interessante. É agressivo sobre a bola. Pressiona bem os adversários, não os deixando dominar a bola e segurá-la no ataque. Mais importante do que isso, é o único defesa que tem cara de poucos amigos.

Quanto aos restantes, não há muito a dizer. Temos a originalidade do Abel a marcar as bolas paradas e a sua transformação em goleador de último recurso. O João Pereira continua com a mesma determinação do costume. Merecia ter marcado aquela que foi ao poste. O André Santos lá continua abnegado e trapalhão. Um pouco mais clarividente esteve o Maniche. O Postiga prossegue a sua saga no Campeonato. Continua sem marcar um golo apesar de estarmos praticamente a meio da primeira volta. É verdade que teve algum azar. Mas tanto azar ao fim de tantos anos tem outro nome.

Os comentários foram magníficos. É sempre bom podemos continuar a ouvir o Manha. Gostei daquela em que o lateral esquerdo do Rio Ave, depois de ter um amarelo, fez uma falta sobre o Abel (com mão à mistura) que poderia ter originado a sua expulsão. Comentário imediato: “o Sporting também não se pode queixar pois já fez mais faltas que o Rio Ave”. Percebem a relação entre o toucinho e a velocidade? Não percebem pois não?! Foi mais ou menos assim que fiquei após esse comentário. Também fiquei surpreendido (ou não) por a TVI não ter dado a repetição de um lance em que se reclamou penalty após centro do Valdés.

2 comentários:

  1. Decerto que todos o adivinham ao ouvi-lo comentar jogos ao longo dos anos, talvez até o saibam, mas já agora confirmo que o manha é de facto mais colombo do que alvaláxia. Escapou-me essa das faltas. Genial.

    Sobre o jogo: ter o abel como actual estrela da equipa, o craque que bate livres, cantos e marca golos que valem vitórias caseiras ao minuto 90 contra o último classificado do campeonato parece um guião de um episódio perdido dos x-files.

    Parece que já oiço a música do genérico.

    Não me importava evidentemente que fosse sempre assim. O eficaz acima do belo. Quero é ganhar. Viva o abel. Mas todos percebemos a leitura que isto requer.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Coelho,

    Nós temos sempre que "gramar" com comentadores benfiquitas ou portistas. Mas não são quaisquer comentadores benfiquitas e portistas. São comentadores benfiquistas e portistas de cachecol e bandeirinha. Muitas vezes, ainda não começámos a jogar e já estão a dizer mal. Somos o único clube dos grandes que aceita isto.

    Quanto ao resto, não posso também deixar de estar de acordo consigo. Quando o Abel é o nosso herói, está tudo dito. Numa situação normal, já não seria jogador do Sporting (apesar de ter por ele uma certa simpatia).

    SL

    ResponderEliminar