domingo, 22 de agosto de 2010

Não jogamos nada mas o Freitas Lobo tem uma explicação para isso

Freitas Lobo explica-nos no Expresso as tácticas de que o Sporting se socorreu para defrontar o Brondby (fico sempre na dúvida se este tipo de nomes não leva sempre trema algures). Fiquei mais ou menos na mesma, mas, admito, deve ser defeito meu. Nunca compreendo as tácticas com que os clubes jogam. Só sei que há clubes que as têm e outros que as não têm. O Sporting, hoje, não tem nenhuma.

É suposto que seja o treinador a tratar disso. Não é o caso do nosso. Quanto a isso podemos ficar descansados.

Nem sempre compreendo o alcance das tácticas e dos raciocínios de quem à volta delas vai lucubrando. Mas, mesmo não compreendendo o que diz o Freitas Lobo, sou capaz de afirmar que uma táctica serve, antes de mais, para impedir que o adversário jogue com a sua. Com o Derlei e o Liedson no ataque, fomos disfarçando essa falta de táctica. Após a saída do Derlei, o Sporting deixou de impedir que os adversários jogassem à sua vontade.

A táctica de não deixar que os adversários tenham uma, implica que se disponham de certos jogadores. Por exemplo, é preciso dispor de centrais que vão dissuadindo os avançados de aparecerem em certos sítios e de correrem e saltarem mais do que devem. Ora, não é com centrais com cara de escuteiros que se consegue isso. O Carriço parece bom jogador mas também parece bom rapaz. Não precisamos de nos esforçar muito para o imaginarmos a ajudar velhinhas a atravessar a rua. Se fossemos só nós a vislumbrar esse bom coração, não vinha daí nenhum mal. O problema é que os avançados adversários também vêem o que nós vemos. Só temos um central com cara de mau e que os avançados podem levar a sério: o Tonel (da velha escolha do FCP). Pelos vistos, queremos despachá-lo.

Estava a escrever estas coisas muito pertinentes quando me disseram que o Roberto estava a fazer das suas. Fica para amanhã mais esta profunda reflexão futebolística. Se tudo correr como me dizem que está a correr o jogo do Benfica, amanhã não precisamos de voltar a este tema.

2 comentários:

  1. Gostava de saber porque deu o Sporting €3.500.000,00, pelo Torsiglieri se nem joga, nem sequer o inscreveram na Liga Europa.

    Será que alguém precisava de Mercedes novo e as comissões vinham a calhar?

    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Serra,

    Também gostava de saber o mesmo. Embora admita que não podendo comprar o Roberto e tendo a cota do Atlético de Madrid completa com o Pongolle, não nos restasse mais nada do que comprar o tal Torsiglieri.

    Um abraço.

    Rui Monteiro

    ResponderEliminar